Paiva Empreendimentos


TV Paiva

Imagem do Vídeo

East Park Residencial

Apartamentos residenciais composto de 10 (dez) Blocos, todos com 04 (quatro) Pavimentos sendo 04 (quatro) apartamento por Pavimento tipo, totalizando 160...

Paiva Pré-Moldados

Espaço do Corretor

Notícia

Almentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra
24 de maio de 2013

Multa para atraso na entrega de imóveis pode melhorar o mercado

Foi aprovada a lei que estabelece multa para as construtoras que atrasam a entrega de imóveis. De acordo com a nova lei, a empresa que atrasar mais de 180 dias - considerado o prazo de tolerância - a entrega dos imóveis, terá que pagar multa de 2% do valor total do mesmo. Outra obrigação é o pagamento de 0,5% do valor da unidade habitacional por cada mês de atraso, punição válida apenas para os meses que extrapolem o prazo de tolerância.

Os consumidores sempre são surpreendidos com esses atrasos e acabam tendo prejuízos. Na avaliação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a lei acaba dando um prazo de tolerância muito grande para as empresas, uma vez que elas já têm conhecimento do mercado, sabem quais são as épocas chuvosas e qual é a rotatividade de mão de obra, por exemplo. O que acontece hoje é que elas fixam um prazo que sabem não poder cumprir, o consumidor se programa com aquela data e acaba não recebendo o imóvel. Houve empresas que tentaram empreender mais do que podiam e acabaram provocando o fenômeno da alavancagem.

Representantes do marcado imobiliário acreditam que os casos de atrasos hoje são pouco representativos em relação ao total de empreendimentos lançados, e que o grande volume de atraso de obras realmente aconteceu entre 2009 e 2011, quando houve o boom do setor imobiliário.

Para os especialistas, a medida tem potencial de disciplinar o mercado imobiliário.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Outras Notícias

Todas as Notícias
Tel: 3245-7685

RUA AFRÂNIO PEIXOTO, 994
BARRO VERMELHO - NATAL/RN.
e-mail: paiva@paivaempreendimentos.com